CULTURA -

CULTURA - -
Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro propõe geminação entre Caldelas e Béran

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro propõe, em nota enviada esta quarta-feira, a «geminação de Santiago de Caldelas (Amares) e Berán (Leiro, Espanha)», sustentando que «ambas as freguesias possuem termas e se encontram no caminho da Geira», que liga Braga a Santiago de Compostela.

Na mesma nota, a Associação explica que «no sentido de promover e garantir a passagem oficial do itinerário por Berán, a associação divulgou, no passado domingo, 27 de Outubro, um comunicado em que pede um compromisso firme da Entidade Local Menor de Berán (equivalente a junta de freguesia) e uma reunião ao presidente do município de Leiró, Francisco José Fernandez, para discutir e analisar as distintas propostas e alternativas apresentadas sobre o traçado do caminho da Geira na região».

E acrescenta, «como forma de complementar o itinerário (certificado para emissão da Compostela com o nome Caminho da Geira e dos Arrieiros), a Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, presidida por Abdón Fernández, propõe a geminação de Santiago de Caldelas e Berán, para estabelecerem parcerias socioeconómicas e culturais de interesse comum».

ELEMENTO CARACTERÍSTICO: TERMAS

A Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro lembra ainda que o «objectivo assenta no facto de ambas as freguesias possuírem termas, um elemento característico do caminho da Geira, que liga Braga a Santiago de Compostela, na distância de 240 quilómetros, passando pelas duas localidades». Neste contexto, Abdón Fernández destaca, «Berán tem a oportunidade de promover as suas termas, paradas mais de uma década, e o facto de estar estrategicamente colocada num ponto intermédio do caminho, a 100 quilómetros de Santiago de Compostela. É uma localidade ideal para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico vital para combater o despovoamento da região».

O traçado do caminho da Geira, como foi apresentado em 2017, em Braga, pela Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, prevê a passagem por Caldelas e Berán. O mesmo sucede com a proposta da outra associação privada envolvida neste projeto, a Codeseda Viva, que foi certificada para efeitos de emissão da Compostela pela Igreja de Santiago de Compostela.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS