BRAGA -

BRAGA - -
Avançam em Braga obras para mais quatro «zonas 30»

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Vão avançar, em breve, mais quatro «zonas 30» em Braga. A recente rejeição, pelo Tribunal Administrativo, de uma providência cautelar contra o concurso público realizado em 2018 permite ao Município construir, por 2,6 milhões de euros, quatro novas as «zonas 30», na rua de Lamaçães, zona da Torre Europa – incluindo a do Bragaparques – Quinta das Fontes, junto à escola Sá de Miranda, e em Montélios.

O vereador Miguel Bandeira adiantou que as «zonas» impõem limitações à velocidade automóvel, em áreas residenciais com comércio elevado ou na proximidade de equipamentos escolares.

Nas áreas escolares, o projecto envolve os conceitos de «kiss and go» – uma paragem de 30 segundos – e de «school bus», com autocarros próprios para transporte de alunos.

As «zonas 30» “trazem mais segurança aos peões, menor poluição e maior mobilidade na via”.

A limitação de 30km/h, tem, ainda, como objectivos, os de reduzir acidentes, limitar o tráfego de atravessamento indesejado e a poluição sonora e ambiental.

“É uma zona mista onde a circulação automóvel é possível, mas onde o peão tem primazia”, disse o autarca.

Para tal, a sinalização vertical é reduzida ao mínimo, e a diminuição do tráfego garantida através de alterações urbanísticas: redução da largura da via e aumento do espaço pedonal; existência de elementos que percepcionam a diminuição da largura da via aos automobilistas (arbustos, mobiliário urbano); diminuição dos raios de curvatura, descontinuidade no alinhamento do eixo rodoviário; e nivelamento dos atravessamentos pedonais.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS