BRAGA - Câmara assina 31 parcerias com entidades culturais do concelho

BRAGA -
Câmara assina 31 parcerias com entidades culturais do concelho

Câmara de Braga formalizou, esta segunda-feira, 31 parcerias institucionais com entidades culturais do concelho que representam as mais variadas expressões artísticas.

Estas parcerias, que representam um investimento municipal na ordem dos 327 mil 550 euros, têm como objectivo a promoção de programas de descentralização cultural, a dinamização do Plano de Actividades do Pelouro da Cultura e o desenvolvimento do movimento associativo de índole cultural.

“Estas instituições têm desenvolvido um trabalho fundamental na promoção da Cultura e a componente da descentralização cultural tem um papel preponderante para o município. Queremos ser Capital Europeia da Cultura em 2027, mas queremos ser uma cidade em que a cultura tenha uma promoção de forma continuada”, referiu Ricardo Rio, presidente da autarquia.

PUBLICIDADE

O número de parcerias para a dinamização cultural cresceu de nove no ano de 2013, para 31 no ano de 2019, tendo os valores envolvidos sofrido um incremento de 390%, passando de 19,2 mil euros em 2013 para mais de 327 mil euros previstos para 2019.

CRIAÇÃO DE PÙBLICOS

A par da assinatura destes contratos, Ricardo Rio adiantou que o município de Braga está disponível para ajudar na concretização dos objectivos de cada uma destas entidades, “muitos deles comuns à autarquia”, desde logo “a criação de públicos, a valorização dos talentos das mais diversas manifestações culturais do concelho e, ainda, a concretização de uma verdadeira política de descentralização cultural”.

“Felizmente temos uma rede de infraestruturas que nos permite corporizar essa mesma política e, no fundo, é isto que pode sustentar o objectivo que todos perseguimos em termos da candidatura a Capital Europeia da Cultura que queremos ser em 2027”, acrescentou, desafiando as instituições culturais a ajudar a autarquia a fazer de Braga um concelho cada vez mais cultural e desenvolvido.