BRAGA

BRAGA -
Câmara de Braga avança com solução “inovadora” para sem-abrigo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Braga analisa em reunião de executivo municipal, na próxima segunda-feira, o protocolo de colaboração com a BragaHabit, que visa a criação de “uma solução habitacional inovadora” – House of Skills – no âmbito do projecto ROOF – Ending Homelessness, que tem como objectivo por termo à situação de sem-abrigo.

A proposta da maioria refere que Braga é uma das nove cidades europeias que integram este projecto apoiado no âmbito da rede URBACT e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que visa encontrar uma resposta habitacional para as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo.

PUBLICIDADE

O Executivo aprova ainda um conjunto de apoios financeiros a freguesias e a diversas entidades desportivas e culturais do concelho, no valor global de 86.900 euros.

Uma das propostas em análise é a atribuição de um apoio financeiro de 22.531 euros para a execução do Trilho do Castro das Caldas. Este apoio é atribuído às Juntas e Uniões de Freguesia a que corresponde o respectivo percurso, nomeadamente: 2.560,50 euros à Junta de Freguesia de Sequeira; 5.900.50 euros à Junta de Freguesia de Tadim; 1.477.50 euros à União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião; e 1.327.00 euros à União de Freguesias de Vilaça e Fradelos.

Recorde-se que a Rede de Percursos Pedestres do Concelho de Braga tem um total de 26 trilhos definidos, com uma extensão de 280km, 194 pontos de interesse patrimonial, 174 pontos de interesse ambiental e 27 parques verdes e de merendas associados aos respectivos traçados.

O Executivo Municipal analisa também o reforço de verba (1.384,20 euros) à Freguesia de Mire de Tibães para a obra de intervenção no cemitério local, assim como os aditamentos aos contratos interadministrativos de delegação de competências com a União de Freguesias de Arentim e Cunha – para a requalificação do Caminho da Vinha (Cunha), no valor de 10.858.18 euros  – e com a União de Freguesias de Morreira e Trandeiras – para requalificação da Rua do Calvário (Morreira), no valor de 4.674 euros.

CULTURA

Da agenda da reunião fazem ainda parte as propostas de apoios financeiros ao Rancho Folclórico S. João Batista de Nogueira, no valor de 2.500 euros, para a realização do XXII Festival de Folclore “Encosta da Falperra”; à Rodellus – Associação Cultural, no valor de 20.000 euros, para a realização da 7.ª edição do festival Rodellus, que se realizará nos dias 29 e 30 de Julho, na Freguesia de Ruílhe; e ao projeto MUSA – Associação Artística e de Intervenção Social, no valor de 2.100 euros, para a aquisição de livros de suporte ao desenvolvimento do projecto.

DESPORTO

A celebração de contratos-programa de desenvolvimento desportivo são outro dos pontos que integram a agenda da próxima reunião do Executivo.

Sob proposta da vice-presidente, Sameiro Araújo, são analisados os contratos com o Clube de Ténis de Braga, no valor de 13.000 euros, com a Associação de Ténis do Porto, no valor de 5.529.25 euros com o Grupo Desportivo André Soares, no valor de 3.000 euros, com a Associação Desportiva de Escaladores de Braga, no valor de 963 euros, e com a Smiling Dragon Associação Karaté, no valor de 435 euros.

TERCEIRA IDADE

A Câmara e a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa assinam ainda um protocolo de colaboração que visa a implementação de serviços de teleassistência a idosos no concelho. Trata-se de uma resposta de proximidade aos idosos em situação de vulnerabilidade social que visa garantir a sua segurança, apoio social e combate ao isolamento.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS