TERRAS DE BOURO -

TERRAS DE BOURO - -
Câmara Municipal de Terras de Bouro volta a participar no “Projecto Pimpolho 2019”

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara Municipal de Terras Bouro participou, pelo quarto ano consecutivo, na implementação do “Projecto Pimpolho”, um Projecto de Prevenção da Ambliopia, no âmbito do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Município e o Hospital de Braga.

No corrente ano, as consultas foram realizadas nos dias 16 de Outubro e 6 de Novembro e destinaram-se às crianças nascidas no ano 2015. Na primeira deslocação ao Hospital de Braga participaram 25 crianças dos Jardins-de-Infância de Moimenta, Chorense, Carvalheira e Souto. Na segunda consulta participaram 13 crianças dos Jardins-de-Infância de Rio Caldo, Gerês e Valdosende.

AMBLIOPIA

A ambliopia, conhecida como “olho preguiçoso”, é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária (até aos 5 anos).

O Projecto Pimpolho tem como objectivo «realizar uma avaliação oftalmológica a todas as crianças entre os 3 e 4 anos que frequentem os estabelecimentos de ensino público e privado da área do Município de Terras de Bouro e sinalizar todas as crianças com ambliopia ou factores de risco ambliogénicos. O Hospital de Braga recebe as crianças nas instalações do Serviço de Oftalmologia, sendo a avaliação clínica de despiste da Ambliopia supervisionada por Médicos Oftalmologistas.

«IMPORTANTE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS CRIANÇAS»

A Câmara Municipal entende que esta iniciativa é «muito importante na promoção da saúde das crianças e na melhoria da sua qualidade de vida, uma vez que, detectada atempadamente, a Ambliopia é tratável, sendo o tratamento menos eficaz depois desta faixa etária», pode ler-se na página oficial do Município.

Neste sentido, é objectivo do Município «dar continuidade ao Projecto Pimpolho, encontrando-se já a colaborar com o Hospital de Braga na organização das consultas para o ano de 2020, em que serão destinatárias as crianças nascidas no ano 2016», acrescentam.

 

Fotos: Site oficial da Câmara Municipal de Terras de Bouro

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS