REGIÃO

REGIÃO -
CIM do Alto Minho instala sistema solar fotovoltaico para autoconsumo nas suas instalações

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho instalou, na cobertura do seu edifício administrativo de Valença, um sistema solar fotovoltaico modular para autoconsumo.

Com o intuito de melhorar o desempenho energético da Comunidade, esta instalação é composta por 23 painéis e tem uma potência de 10kW, podendo atingir uma capacidade de produção a rondar os 14.167kW por ano. 

Desta forma, o sistema vai garantir o «fornecimento de electricidade produzida “in loco” a partir do recurso energético endógeno renovável», sendo que o excesso vai ser depois canalizado para a rede de distribuição, de forma a permitir o consumo de electricidade 100% renovável nas instalações da CIM do Alto Minho. 

PUBLICIDADE

Esta iniciativa piloto vai para além do que apenas a instalação do sistema já referido, e prevê também a realização de um estudo de viabilidade económico-financeira, bem como a «produção de um relatório de acompanhamento e monitorização da evolução, quer dos consumos energéticos, quer da produção de electricidade renovável».

Posteriormente, esta acção terá como finalidade «impulsionar a produção e utilização de “energia verde” descentralizada nos edifícios do Alto Minho», procurando também diminuir a dependência energética e reduzir os custos relacionados com a energia. Desta forma, estará a ser dada a contribuição para que que, até 2050, esta região seja «um território com balanço nulo de energia».

De referir ainda que esta iniciativa enquadra-se no projecto europeu “Urban Energy Pact (Urb-En Pact)”, apoiado pelo “Programa URBACT III Redes de Planeamento de Acção”.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS