REGIÃO -
Esposende comparticipa em 50 euros aquisição de material didáctico a alunos com necessidades de saúde especiais

O executivo camarário de Esposende aprovou, por unanimidade, a comparticipação em 50 euros a aquisição de materiais didáctico-pedagógicos aos alunos com Necessidades de Saúde Especiais.

Promover “a igualdade de acesso a todos os alunos a uma educação inclusiva de qualidade”, que devido” à especificidade das suas problemáticas, não utilizam manuais escolares”, é o objectivo da deliberação.

PUBLICIDADE

Nesse sentido, no presente ano lectivo, o município transfere o montante de 50 euros por aluno, num total de 16, dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio.

“Este apoio visa a aquisição de materiais didáctico-pedagógicos específicos, que permitam desenvolver um trabalho pedagógico adequado às características individuais dos alunos”, refere a decisão.

Na mesma reunião, a autarquia aprovou também a atribuição de um apoio de 2.500 euros à Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica do Facho, de Apúlia, para ajudar a reequilibrar a despesa efectuada no ano lectivo 2019/2020.

Ao abrigo de protocolos de colaboração celebrados com o município, a associação tem assegurado o fornecimento de refeições escolares às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, desenvolvendo também actividades de animação e apoio à família, na educação pré-escolar.

“Em virtude da realização de obras de requalificação daquele estabelecimento de educação e ensino, estes serviços foram deslocalizados para as escolas básicas de Fão e de Apúlia, o que implicou o aumento de custos destas operações ao nível dos recursos humanos, da aquisição de bens e do transporte de alunos e de refeições, daí a necessidade deste apoio financeiro adicional”, aponta o executivo esposendense.