BRAGA – Exposição mostra os 25 anos da Gatuna

BRAGA –
Exposição mostra os 25 anos da Gatuna

A Torre Medieval do Museu Pio XII, em Braga, tem patente a exposição fotográfica “25 Anos de Gatuna”, uma iniciativa da Tuna Feminina da Universitária do Minho no âmbito das comemorações do seu 25º aniversário.

A exposição encontra-se distribuída por cinco pisos da torre, sendo cada andar dedicado a uma temática, como explicou a presidente da Gatuna, Marina Mendes, na abertura oficial da mostra, que decorreu este domingo.

PUBLICIDADE

No piso 0, é possível conhecer melhor o traje e a fundação desta tuna universitária, que fez a sua estreia a 28 de Abril de 1993.

O piso 1 é totalmente dedicado ao TROVAS – Festival de Tunas Femininas, o «grande orgulho» da tuna, que já conta com 23 edições.

No piso 2 são apresentados momentos da vida da Gatuna, com a descrição de «momentos felizes», concretamente das digressões, festivais e outas actividades. É também possível ver expostas lembranças trocadas com outros grupos, recordações e alguns do vários prémios ganhos em festivais ao longo destes 25 anos de existência.

No piso 3 encontram-se arquivos desta tuna, como por exemplo gravações em VHS do Trovas, disquetes com cartazes e até negativos de fotografias.

Chegando ao piso 4, pode-se ver e ouvir o videoclipe da música original “Braguesa”, gravado em 2018, e o CD gravado pela tuna “Coisas Simples”.

No último piso estão patentes 25 fotografias a preto e branco, captadas pelos fotógrafos que têm acompanhado a Gatuna anos após ano: Queirós Fotógrafo, Nuno Gonçalves, Rui Marinho, Luís Leite e Instante Fotografia.

«São 25 anos de histórias, de amizades e, acima de tudo, de um orgulho incomensurável de representar, não só a Universidade do Minho e a cidade de Braga mas, e principalmente, esta família que somos hoje, que atravessa gerações e, até, séculos. Queremos deixar para a história a nossa história, que se interliga com a história desta que é a nossa cidade», sublinhou Marina Mendes.

A exposição encontra-se disponível até ao final do mês, na Torre Medieval do Museu Pio XII, de terça a domingo, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00 e tem um custo de dois euros por pessoa.

No mês de Maio, a exposição vai passar pelo Nova Arcada, seguindo-se pelas Bibliotecas da Universidade do Minho, em Braga e Guimarães, e vai ser itinerante até ao final do ano.

No dia 27 de Abril no Museu Pio XII, pelo final da tarde, vai decorrer um concerto intimista para assinalar o encerramento da celebração dos 25 anos da Gatuna.