AMARES – Feira Franca está de volta para promover produtores locais e atrair visitantes

AMARES –
Feira Franca está de volta para promover produtores locais e atrair visitantes

O Largo D. Gualdim Pais, no centro de Amares, volta a ser o ponto central da Feira Franca de Amares, que este ano cumpre a sua 75ª edição, entre os dias 17 e 19 de Maio.

O evento, cuja apresentação pública decorreu esta segunda-feira de manhã, pretende sobretudo promover os produtores locais e atrair visitantes ao concelho de Amares, mostrando aquilo que de melhor se faz.

PUBLICIDADE

«Esta é uma feira de grande tradição. Tirando as Antoninas, é a feira de maior projecção e maior importância no concelho», destacou o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, que organiza o evento com a Junta de Amares e Figueiredo.

A actuação de Augusto Canário, um encontro de tocadores de concertina e a realização de uma corrida de galgos são as principais novidades da edição deste ano.

«Pretendemos criar um conjunto de actividades ao longo do fim-de-semana para todas as faixas etárias. Queremos que as pessoas venham visitar Amares e saiam daqui satisfeitas», sublinhou o autarca de Amares e Figueiredo, Paulo Brito.

PROGRAMAÇÃO

A Feira Franca de Amares abre na sexta-feira, 17 de Maio, pelas 11h00, com o início dos habituais concursos de mel, vinho verde, broa e laranjas de Amares.

Para as 14h00 está agendada a abertura do concurso “Árvore da Minha Terra”, que antecede as II Jornadas Técnicas dos Citrinos, a cargo da AmarCitrus.

À noite, além do concurso de derivados de laranja, actua a Ysatuna – Tuna do ISAVE e a banda “Avariações”, com uma homenagem a António Variações. Às 23h00 sobe ao palco o bracarense João Seabra num espectáculo de “stand-up comedy”.

No sábado, desde as 9h00 e ao longo de todo o dia, decorre a Corrida de Galgos, integrada no Campeonato Nacional. Haverá ainda espaços destinados aos mais novos, assim como a apresentação da “prata da casa” com as actuações da AFA Estudos Musicais e do Centro de Estudos Musicais Luís Capela.

A tarde fica reservada para o Encontro de Rusgas e Concertinas, com a presença de vários artistas de renome.

À noite, a partir das 22h30, actua Augusto Canário & Amigos, o principal destaque em termos musicais.

O domingo abre com várias actividades desportivas, como a Rota da Laranja, aulas de “body jump” e de “cycling” e ainda nova edição da Caminhada Solidária em favor do CAO Ser Igual.

À tarde, decorre a Corrida de Cavalos e o Festival de Folclore. O programa fecha com a música popular dos Cantares da Terra.