REGIÃO -
IPCAliza-te’20 alcançou mais de 11 mil visualizações em dois dias

A Associação Académica do IPCA realizou mais uma edição do “IPCAliza-te‘20”, nos dias 5 e 6 de Novembro. Face à situação actual em que o país se encontra, devido à pandemia de COVID-19, o programa de integração ao caloiro este ano realizou-se em formato online.

O programa, repleto de workshops, torneios de jogos e música contou com a presença dos Grupos Académicos do IPCA e com vários artistas convidados, sendo os momentos projectados através das redes sociais da AAIPCA, nomeadamente das páginas de facebook, instagram e twitch.

O evento deu início com a actuação do grupo “Gallus Gallus” e a habitual serenata ao caloiro, tendo atingido números «excelentes de visualizações» e, na sexta-feira, o directo exclusivo dos artistas convidados, sendo os nomes revelados na própria noite, conquistou 40.000 pessoas e soma mais de 11.000 visualizações. Dos artistas fazem parte nomes habituais das Queimas do Galo. O primeiro artista convidado a subir ao palco foi o cantor de hip-hop “Mundo Segundo”, que achou a experiência «diferente por não existir interação com o público, mas ainda assim bem melhor do que estar em casa a absorver informação negativa». 

PUBLICIDADE

Seguiram-se os “Supa Squad”, que viram nesta iniciativa da AAIPCA uma «boa oportunidade apesar desta situação em que o país se encontra». A fechar o “IPCAliza-te” esteve o Jymmy P, que já por várias vezes actuou em Barcelos e onde é sempre «bem recebido, apesar deste contexto ser diferente, mas é sempre uma janela para exercer a nossa profissão e fazer o que gostamos». Os concertos decorreram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

O feedback da comunidade IPCA foi muito positivo e pode até rever-se alguns comentários nos diversos diretos como “excelente noite que nos proporcionaram AAIPCA” ou até mesmo mensagens de união nesta situação em que nos encontramos “Juntos somos mais fortes”.

«MELHOR FORMA DE COMPENSAR OS NOVOS ALUNOS E MANTER A TRADIÇÃO E O ESPÍRITO ACADÉMICO» 

O presidente da AAIPCA, João Pedro Pereira, considera que «o IPCAliza-te’20, no contexto actual, foi a melhor forma de compensar os novos alunos e de manter a tradição e o espírito académico». Acrescenta, ainda, em nota enviada, que se sente «feliz e realizado por, em conjunto com a equipa AAIPCA, proporcionar momentos marcantes e transmitir uma mensagem de esperança, apostando na cultura e outras áreas fortemente afetadas pela COVID-19».

«INICIATIVA DE SUCESSO QUE ESPERAMOS QUE CEDO VOLTE A SER REALIZADA PRESENCIALMENTE»

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, enaltece a iniciativa dos estudantes, apontando que «é importante que aconteçam este tipo de iniciativas de integração aos novos estudantes. Sendo um ano atípico, parabenizo a forma como a AAIPCA se tem empenhado em manter viva as tradições da nossa academia. Esta foi, sem dúvida, uma iniciativa de sucesso que esperamos que cedo volte a ser realizada presencialmente».

O evento organizado pela AAIPCA e produzido por Paulo Ferrão Produções decorreu durante dois dias, tendo os vídeos um alcance de visualizações que a organização não estava a prever sendo desejo de todos que o “IPCAliza-te” volte em formato presencial.