REGIÃO

REGIÃO -
“IPVConvida-te” abordou tema da segurança online

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou uma rubricada quinzenal na rede social “Instagram”, com o nome “IPVConvida-te”. Esta iniciativa teve como convidado Pedro Pinto, coordenador do Mestrado em Cibersegurança e encarregado de Protecção de Dados do Instituto.

Com esta rubrica, o IPVC procura sensibilizar a comunidade para a realização de compras de Natal “online” em segurança e o docente alertou para os perigos que podem ser encontrados no ciber-espaço, dando dicas de como o utilizador se pode proteger.

Numa época em que as compras “online” ganharam um nova afluência, Pedro Pinto realçou a «importância de se utilizar sistemas de pagamento mais seguros que criam cartões virtuais temporários e permitem a salvaguarda dos dados».

O coordenador acrescentou ainda que ninguém “estar livre” de ser vítima de um ciber-ataque, mesmo com toda a informação disponível, reforçando que quando estas situações acontecem é fulcral «reportar a situação junto das entidades competentes e sinalizar o caso ao Centro Nacional de Cibersegurança

O docente explorou também a questão do recente relatório de Riscos e Conflitos do Observatório de Cibersegurança, que aponta para um «aumento significativo no volume de crimes “online” no último ano.

De acordo com este relatório, «tendem a manter-se ciberameaças como o phishing/smishing, o ransomware (com o uso crescente das oportunidades criadas pelas criptomoedas), as burlas e a desinformação digital». Este estuda mostra ainda «os modos de actuação que realizam ataques oportunistas ao trabalho remoto, às cadeias de fornecimento, aos sectores da banca e saúde e às tecnologias emergentes».

ELOGIOS PARA EQUIPA

Nesta rubrica, Pedro Pinto destacou também o trabalho que está a ser realizado nesta área no Politécnico de Viana, por uma equipa constituída por alunos do Mestrado em Cibersegurança da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), que realizou um estudo sobre “phishing”.

Das conclusões do estudo, o docente destacou a «a importância do treino dos recursos humanos», bem como a necessidade de existir uma «uma política de segurança bem definida e conhecida por todos os colaboradores para a prevenção deste tipo de ataques cibernéticos».

No relatório é ainda reportado que foram simulados ataques de “phishing” previamente autorizados a duas organizações com realidades distintas em termos segurança, o que permitiu avaliar «conjunto de parâmetros comportamentais e tirar conclusões sobre o efeito que as equipas de Tecnologias de Informação têm».

O estudo foi realizado por uma equipa do Politécnico constituída pelos estudantes Luís Pinto, Victor Marinho e César, e pelo professor e coordenador do Mestrado em Cibersegurança.

VOLTA EM JANEIRO

A rubrica “IPVConvida-te” vai voltar no próximo ano, dia 12 de Janeiro, e a próxima sessão vai contar com a presença do nutricionista e professor da Escola Superior de Saúde (ESE) – IPVC, João Rodrigues.

O mote para esta rubrica vai ser “Como Fazer as Pazes com a Balança” e tem o «intuito de sensibilizar toda a comunidade para hábitos alimentares mais saudáveis» depois da época das festas natalícias.

Esta iniciativa pretende também «dar voz a projectos e histórias de alunos, ex-alunos, professores e investigadores, bem como abordar temas da actualidade».

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS