AMARES

AMARES -
Pessoas acamadas vão ser vacinadas em casa. Autarcas abdicam da vacina nesta fase

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As pessoas do concelho de Amares que se encontram acamadas vão ser vacinadas contra a Covid-19 nas suas próprias casas, não precisando de se deslocar ao centro de saúde, anunciou esta segunda-feira o presidente da Câmara.

«A Câmara fechou hoje [segunda-feira] mesmo o acordo com uma médica, que será paga pelo Município. Essa médica e o enfermeiro do centro de saúde irão deslocar-se a casa das pessoas acamadas», explicou o autarca, na reunião de executivo.

Embora sem quantificar o número de pessoas abrangidas, Manuel Moreira disse que se trata de uma medida «muito humana» e que visa «facilitar» o processo de vacinação, «evitando o transtorno» das deslocações por parte de pessoas que «têm muita fragilidade».

De acordo com os números avançados pelo autarca, até ao início de Março, foram vacinadas em Amares 368 pessoas com as duas doses da vacina, o que representa uma taxa de cobertura de 1.95%.

Há ainda 527 pessoas (2,70%) a quem já foi administrada a primeira toma e que aguardam pela segunda dose.

As informações foram transmitidas no seguimento de uma reunião do Conselho Geral do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Gerês-Cabreira, realizada no final da semana passada.

RECUSA DA VACINA

O presidente da Câmara de Amares assegurou que abdicou de ser vacinado nesta fase, à semelhança do que fizeram os restantes autarcas do ACeS Gerês-Cabreira presentes na reunião – só o edil de Vila Verde esteve ausente.

«Punha-se a questão de os presidentes de Câmara poderem ser vacinados, mas entendemos abdicar nesta fase, porque há pessoas mais prioritárias», referiu.

Em vez disso, no caso de Amares, Manuel Moreira apelou a que pudessem ser vacinados os funcionários municipais dos serviços externos, nomeadamente os “piquetes” destacados na área de água, saneamento e recolha de lixo.

A decisão foi saudada pelos vereadores da oposição, Pedro Costa (PS) e Emanuel Magalhães (MAIS). O representante socialista pediu que, caso haja possibilidade, os funcionários dos balcões municipais possam também ser englobados na lista de pessoas a vacinar.

O ACeS Gerês-Cabreira abrange cinco concelhos: Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS