FISCAL - Travessia do compasso pascal marcada pela homenagem ao Padre Joaquim Costa

FISCAL -
Travessia do compasso pascal marcada pela homenagem ao Padre Joaquim Costa

Voltou a cumprir-se este ano, na freguesia de Fiscal, a célebre travessia do compasso pascal pelo Rio Homem em cima das embarcações, tendo milhares de pessoas acorrido às margens do rio para observar e registar esta tradição já muito vincada. O momento ficou ainda marcado pela homenagem ao Padre Joaquim Costa, falecido no início do presente mês e que durante muitos anos presidiu esta celebração. Através de uma fotografia em “tamanho real” do mesmo, colocada numa estrutura presente no rio, as embarcações passaram em seu torno e muitas palmas foram ouvidas em jeito de homenagem ao pároco, que durante largos anos ajudou a dar forma a esta tradição.

TRAVESSIA

Foi ao som de foguetes e de muitas campainhas que o compasso pascal atravessou o rio Homem em cima das embarcações, fazendo o percurso lentamente e ao ritmo da Banda Musical de Cabreiros, Braga.

PUBLICIDADE

Saído da embarcação, o cortejo pascal vai ao longo da tarde percorrer toda a freguesia e encerrar com o habitual “Encontro das Cruzes”, de Fiscal e de Carrazedo, pelas 17h, no Largo do Pilar, seguindo-se um desfile até à capela de Santo António do Pilar.

PADRE VÍTOR FERROS À FRENTE DAS CELEBRAÇÕES

O Padre Vítor Ferros foi o responsável pelas celebrações pascais na freguesia de Fiscal, em substituição do Padre Joaquim Costa e do agora nomeado para esta paróquia, Dex-Steve Goyéko.

Vítor Ferros contou ao Jornal que um dos aspectos para a cerimónia ter sido tão emotiva deveu-se «à grande demonstração de carinho por parte do Povo pelo pároco que já partiu».

«O Padre Joaquim deixou um legado infinito e o que aqui se fez foi uma simbólica homenagem por alguém que tantas vezes celebrou aqui a Páscoa», acrescentou.

HOMENAGEM AO PADRE JOAQUIM

Ainda antes da travessia, o parque de merendas junto ao Rio acolheu uma pequena celebração para lembrar o padre Joaquim, a qual o Presidente de Junta de Freguesia de Fiscal, Augusto Macedo, explicou que foi «planeada para este dia com o intuito de o fazer lembrar especialmente hoje, com toda esta gente presente».