LEGISLATIVAS

LEGISLATIVAS -
Viana do Castelo com catorze candidaturas para escolher cinco deputados

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Catorze forças políticas concorrem às legislativas de 10 de março pelo círculo de Viana do Castelo, com o ex-ministro Aguiar Branco a encabeçar a lista da AD e a atual governante Marina Gonçalves a do PS. A saída de Eduardo Teixeira do PSD para encabeçar, como independente, a lista do Chega é a principal novidade.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os 233.527 eleitores que residem nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo vão eleger cinco representantes para a Assembleia da República, menos um do que em 2022.

A perda de cerca de 2.500 eleitores em Viana do Castelo ditou que agora o círculo eleitoral tenha menos um mandato, que foi perdido para o distrito de Setúbal.

A Aliança Democrática (AD), constituída pelo PPD/PSD/CDS-PP/PPM, apresenta José Pedro Aguiar Branco. A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, é a cabeça de lista do PS, a CDU (PCP-PEV) repete o nome do deputado municipal em Caminha Joaquim Celestino Ribeiro e o BE estreia Adriana Temporão.

De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto, consultada pela agência Lusa no sítio oficial da CNE na Internet, em primeiro lugar aparece o cabeça de lista do Alternativa 21, com a sigla MPT.A, Fernando da Silva, seguido do candidato do Volt Portugal (VP), Vladimiro Ribeiro Osório.

O Reagir Incluir Reciclar (R.I.R) é o terceiro no boletim de voto, sendo Luísa Aguiar a cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. A Nova Direita (ND) ocupa o quarto lugar com a cabeça de lista Sónia Cardoso.

Na ordem das candidaturas nos boletins de voto, na sequência do sorteio efetuado pelo tribunal, a AD surge em quinto lugar, seguido do PS e do PAN Pessoas-Animais-Natureza, que concorre com Maria Dantas de Lima.

Pedro Pereira é o cabeça de lista do Livre, oitavo partido no boletim de voto, seguido da Alternativa Democrática Nacional (ADN), que candidata Renato da Silva. Em nono lugar está o candidato do Ergue-te, Diogo Casanova.

A CDU ocupa o 11º lugar no boletim de voto, seguindo o BE, a Iniciativa Liberal (IL) que concorre com Marta da Silva. O Chega é o último partido no boletim de voto.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS