A atleta amarense Viviana Pinto e o bracarense Mário Basto sagraram-se, esta tarde, campeões nacionais de dança, na categoria “standard adultos-iniciados”. Conquistaram ainda a prata na categoria “latinas adultos-iniciados”. Nota de destaque ainda para outra jovem atleta amarense, Luna Pinto, que fez par com Rodrigo Oliveira e sagrou-se vice-campeã nacional júnior 2 em latinas e clássicas. Vai representar Portugal no campeonato do mundo de clássicas e latinas.
Dia: 9 de Fevereiro, 2020
OPINIÃO -
Coronavírus: quão ameaçador poderá ser o surto?
À medida que o surto de Coronavírus se continua a espalhar por toda a China, torna-se cada vez mais importante perceber, de uma forma mais clara, como o vírus se comporta, quais os principais fatores que o determinam e de que forma poderá ser controlado.
Os Coronavírus são uma família de vírus que causam infeções respiratórias. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.
Embora o vírus seja uma séria preocupação para a saúde pública, o risco para a maioria das pessoas fora da China é relativamente mais baixo, quando comparado com o da gripe sazonal, que é uma ameaça mais imediata.
A escala de um surto depende da rapidez e da facilidade com que um vírus é transmitido de pessoa para pessoa. Embora ainda se desconheça a forma de transmissão do Coronavírus, os cientistas têm estimado que cada pessoa com o novo Coronavírus pode infetar entre 1,5 e 3,5 pessoas que não usem medidas de proteção eficazes.
Isto tornaria este vírus tão contagioso quanto o do Síndrome Respiratória Aguda Grave, outro coronavírus que circulou na China em 2003 e foi contido depois de adoecer 8098 pessoas e matar 774. Vírus respiratórios semelhantes a este, podem propagar-se pelo ar, envoltos em pequenas gotículas que são produzidas quando se respira, fala, tosse ou espirra.
Se cada pessoa infetada com o novo coronavírus infetar duas a três outras, isto pode ser suficiente para a disseminação do surto, se não forem tomadas medidas para o conter. Comparando-o com um vírus menos contagioso, como o da gripe sazonal, onde cada pessoa tende, em média, a infetar 1,3 outras pessoas, e embora a diferença possa parecer pequena, o contraste do resultado é impressionante: se a cada 5 pessoas infetar, em média, 2,5 outras, a cada 5 ciclos de transmissão do novo Coronavírus estarão infetadas 368 pessoas, que contrastam com apenas cerca de 45 pessoas que podem estar infetadas pelo vírus da gripe sazonal, no mesmo cenário.
Mas os números de transmissão de qualquer doença não são imutáveis, pelo que, podem ser reduzidos através de medidas efetivas de saúde pública, como isolar pessoas doentes e rastrear pessoas com quem tiveram contato. Sendo um vírus em investigação, e não existindo, no momento, vacina, pelo que a prevenção passa por evitar a exposição a este vírus.
Se viajou ou esteve em contacto com viajantes que chegam de Wuhan, província de Hubei, China, há menos de 14 dias, e que apresentem sinais e sintomas de infeção respiratória aguda, com febre, tosse e dispneia (“falta de ar”) e nenhuma outra causa que explique a sintomatologia deve:
- Ligar para o centro de contacto SNS24 (808 24 24 24), antes de recorrer a serviços de saúde, e referir sempre o histórico de viagens, e/ou contacto com animais e/ou pessoas doentes, seguindo as orientações que lhes forem dadas;
- Evitar espaços públicos;
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
- Adotar medidas de etiqueta respiratória, como tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos);
- Utilizar máscara cirúrgica (se a sua condição clínica o permitir).
Estes gestos simples podem fazer a diferença, numa fase onde ainda se sabe pouco sobre este novo surto. Em caso de dúvida, contacte o seu Médico ou Enfermeiro de Família.
Envie as suas dúvidas e sugestões para [email protected].
CULTURA -
Mário Lúcio actua em Ponte da Barca a 15 de Fevereiro
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 22h00, o cantor, compositor, escritor e político Mário Lúcio, para um concerto “intimista” e com entrada livre.
DESPORTO E LAZER -
“Caminhada do Amor” em Amares no dia 16 de Fevereiro
A Associação de Festas Antoninas de Amares (AFAA) promove, no dia 16 de Fevereiro, a 4ª edição da Caminhada do Amor. A iniciativa decorre a partir das 15h30.
EDIÇÃO IMPRESSA –
Nelson Moisés Antunes assume cargo de adjunto de comando dos Bombeiros de Terras de Bouro
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro reforçou a estrutura de comando da corporação com a nomeação de Nelson Moisés Antunes como adjunto.
UMINHO -
Escola de Engenharia da Universidade do Minho promove “Dia do Emprego” a 13 de Fevereiro
Na próxima quinta-feira, 13 de Fevereiro, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) realiza mais uma edição do “Dia do Emprego”, no hall do edifício 2 do Campus de Azurém.
OPINIÃO -
Eu sou “FreeStyle Libre”
Opinião de Marco Alves
Nos últimos 25 anos a convergência entre a saúde e a tecnologia, efetivou o aumento da taxa média de vida aos indivíduos que padecem diversas patologias crónicas.
Em Portugal estima-se que a diabetes afete cerca de 13,3% da população entre os 20 e 79 anos de idade, das quais 44% desconhecem ter a doença. Diariamente são diagnosticados cerca de 200 novos doentes em Portugal. A diabetes é uma doença cronica, onde a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito elevada porque o pâncreas não produz qualquer insulina ou não produz insulina suficiente. Os tipos de diabetes mais frequentes são: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional, existem outros tipos de diabetes, mas esses ocorrem com muito menor frequência.
Quase sempre nas crianças e nos jovens a diabetes é do tipo 1, a mais preocupante, aparece de maneira súbita e os sintomas são muito nítidos, tais como: urinar muito, ter muita sede, emagrecer rapidamente, grande fadiga com dores musculares, ores de cabeça, náuseas e vômitos.
Uma das regras do conhecimento geral, os portadores desta patologia necessitam de monitorizar os níveis da glicose no sangue, de forma constante e continua. Esta monitorização vai permitir a aplicação de insulina, segundo indicações médicas da especialidade.
Longe (não muito), vai o tempo em que os portadores desta doença utilizavam os medidores de glicose capilares. Aparelhos portáteis onde se coloca uma tira de teste, que através de uma picada nos dedos se retira uma pequena amostra de sangue com a finalidade de obter o resultado da glicose. Foi em tempos, um processo por vezes complexo e demorado, que muitas vezes deixava o utilizador “envergonhado” perante a sociedade.
Hoje em dia, os portadores da diabetes, podem e devem fazer o uso do FreeStyle Libre.
Este aparelho permite medir os níveis da glicose sem se picar todos os dias, sem tiras de teste e sem sangue. É bastante cômodo, discreto, simples e fácil de usar. Um pequeno sensor mede automaticamente leituras de glicose em apenas 1 segundo mesmo com roupa, e guarda de forma continua as leituras de glicose. Pode-se utilizar enquanto toma duche ou faz exercício. Obtém-se os valores da glicose atual aproximando o leitor ao sensor.
Com a entrada do FreeStyle Libre na vida diária do diabético, permitiu a melhoria substancial da qualidade de vida no doente, em parceria com o mais recente tratamento da diabetes, através da contagem de hidratos de carbono. Os portadores da diabetes tipo 1 há mais de uma década, recordam-se do atormento para ir almoçar/jantar fora de casa, por norma rica em alimentos e bebidas “proibidos” na alimentação de um diabético. Seguia-se o martírio causado pelo uso do medidor capilar e as injeções da insulina, tudo isto sob o olhar disfarçado do publico, muitas das vezes imaginário.
Agora, posso vou falar na qualidade de portador da doença (diabetes tipo 1) há cerca de 25 amos, e, posso dizer que o FrreStyle Libre mudou completamente a minha qualidade de vida, principalmente os valores de glicemia para níveis de referência. O Libre permitiu-me através do smartphone, ligação a outros “wearbles”, dispositivos tipo relógios ou pulseiras. Onde posso descarregar as leituras e configurações dos alarmes, principalmente as hiperglicemias (excesso de açúcar no sangue) e a hipoglicemia (falta de açúcar no sangue), facilitou-me noites mais tranquilas através do alarmes e notificações através do telemóvel e relógio. Além do tratamento por contagem de hidratos de carbono, sem dúvida alguma, a prática de atividade física e desportiva tornou-se um excelente aliado para a minha melhoria.
A diabetes ainda não tem cura, mas continua a existir esperança.
DESTAQUE -
Designer amarense Sylvie Castro apresentou “jóia” baseada nos Lenços de Namorados
A designer amarense Sylvie Castro apresentou a primeira peça d’vilaverde®, o resultado do estudo dos bordados dos Lenços de Namorados. A apresentação decorreu no Posto de Turismo de Braga, uma iniciativa integrada na programação do Mês do Romance levada a cabo pelo município de Vila Verde.
REGIÃO -
Em referendo. Vizela escolhe dia de feriado municipal a 29 de Março
Mais de 21 mil eleitores de Vizela podem votar no referendo local sobre a data do feriado municipal, que foi agendado para o dia 29 de Março, disse esta quinta-feira à Lusa o presidente da câmara.
BRAGA -
Braga. «Sonho de construir o parque das Sete Fontes está mais perto», diz Ricardo Rio
Vinte hectares de parque verde público, uma área florestal privada e uma zona urbana com praças, edificações e vias. Assim será o futuro Parque Eco Monumental das Sete Fontes cuja versão preliminar do Plano de Urbanização e respectivo projecto paisagístico foi apresentado este sábado, no Museu D. Diogo de Sousa. Faltam ainda concluir as negociações para a aquisição dos terrenos.