O presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Amares apelou este sábado a que a Câmara Municipal aumente «substancialmente» o subsídio anual para que seja possível melhorar os equipamentos da corporação e fazer face ao aumento das despesas.
Dia: 6 de Agosto, 2022
TERRAS DE BOURO
Cortejo etnográfico pintou o centro com a cor da tradição e da cultura terrabourense
Com as festas concelhias de Terras de Bouro a decorrerem já a “todo o gás”, o município viveu este sábado mais um dos momentos altos das suas celebrações a São Brás, propiciado por um cortejo etnográfico.
REGIÃO
Mais de 6.000 visitantes descobrem ‘Patrimónios Emersos e Submersos’ de Esposende
Em sete meses, a exposição ‘Patrimónios Emersos e Submersos – Do Local ao Global’ distribuída por quatro extensões expositivas de Esposende registou mais de 6.000 visitantes, dos quais mais de 4.700 portugueses, dos quais 1.700 são do concelho esposendense, anunciou a autarquia.
REGIÃO
Torre de vigia de incêndios rurais «estrategicamente colocada» em Esposende
O Município de Esposende instalou uma torre de vigia de incêndios rurais, no Monte da Senhora da Guia, em Belinho, o primeiro equipamento desta índole criado no concelho.
OPINIÃO
Caddie para uma jogada perfeita
Artigo de Marco Alves
Caddie é um assistente que dá suporte ao jogador de golfe durante o jogo. É comum o caddie juntamente com o jogador conduzir o carrinho de golfe para transportar o saco de golfe e os tacos, de um determinado buraco para outro. Fornece também dicas úteis sobre qual taco a usar para determinada jogada.
Nas últimas semanas, os terrenos da instalação do campo de golfe em Amares têm levantado a habitual discussão de opiniões na sociedade, incluindo as figuras políticas que refletem impaciência na decisão de avançar ou recuar. Contudo, e para bem do concelho, há necessidade de entender definitivamente que o investimento é privado e não do erário público, e porque não é eficaz a conclusão da revisão do plano diretor municipal (PDM). A grave situação de seca severa e extrema que se faz sentir em Portugal está a motivar diversas publicações incorretas, que apontam para o elevado consumo de água nos campos de golfe. Farei uma abordagem ao tema futuramente.
A instabilidade gerada pela revolução do 25 de abril de 1974 fez com que os turistas fugissem do país, houve uma quebra quase total do turismo externo no Algarve, depois o Estado interveio na gestão dos empreendimentos turísticos, não os expropriou, mas assumiu a gestão para preservar os empregos. A extrema-esquerda chegou a querer transformar os campos de golfe em campos agrícolas. Anos depois, as empresas foram devolvidas, mas os empresários não tiveram vida fácil.
Além de se verem obrigados a assumir as dívidas pendentes, enfrentaram taxas de juro que chegaram a superar a barreira dos 30%. O golfe ajudou na evolução do turismo na zona algarvia. Os operadores turísticos estrangeiros começaram a trazer golfistas de Inglaterra e da Irlanda que contribuíram decisivamente para melhorar as taxas de ocupação dos hotéis da região, sobretudo nas épocas mais baixas, como a primavera e o outono. Hoje, o Algarve é um destino de golfe de eleição, catapultando o turismo algarvio no seu todo. O turismo do golfe gera uma riqueza global anual de 500 milhões de euros.
A história ensina-nos que as realizações dos projetos marcam significativamente o desenvolvimento e crescimento económico do país, da região, do concelho e localidades.
Hole-in-one, descreve a jogada perfeita, o jogador consegue acertar no buraco com apenas uma tacada. Por analogia, usamos a expressão para descrever qualquer êxito extraordinário obtido no âmbito pessoal ou profissional: “O presidente conseguiu dar um banho de diplomacia na sexta-feira depois que seus esforços resultaram em aparente êxito com a assinatura de acordo”.
AMARES
Romaria de Nossa Senhora da Abadia tem o ponto alto no dia 15 de Agosto
A Romaria de Nossa Senhora da Abadia, que decorre em Bouro Santa Maria, em Amares, arrancou este sábado e vai alargar-se até ao próximo dia 15 de Agosto, num cartaz recheado de fé, celebração e de animação.
REGIÃO
Simulacro alertou condutores para a presença dos peregrinos de São Bento
O espaço junto à Residencial Universitária da Póvoa de Lanhoso, local onde está situado um dos postos de atendimento ao peregrino, recebeu esta sexta-feira um simulacro de atropelamento de peregrinos.
EDIÇÃO IMPRESSA
Empreendimento do campo de golfe prevê hotel e áreas residenciais
A Câmara de Amares aprovou na última reunião do executivo, por unanimidade, uma proposta de classificação do projecto de construção do campo de golfe como de interesse municipal. Os vereadores aprovaram igualmente a minuta do protocolo que a autarquia vai celebrar com os dois promotores, as sociedades “Sousa Pinto e Filhos” e “Ressus, Investimentos e Gestão”, com vista à construção do empreendimento.
OPINIÃO
Qualidade do Serviço no Imobiliário
Artigo de Marco Carvalho
Quando recorrem a uma mediadora imobiliária os clientes-proprietários querem que o seu imóvel seja vendido ao melhor preço no mais curto espaço de tempo. Mas também querem ser informados regularmente do processo da venda; querem ampla divulgação do imóvel; querem que a empresa de mediação conduza o negócio de forma a evitar armadilhas e prevenir possíveis problemas com a venda; que o agente saiba conduzir a negociação com o cliente comprador; que a empresa de mediação trate da documentação e do processo para a escritura, e se for o caso, do crédito; e querem, finalmente, que o agente seja um profissional.
Após a angariação é necessário realizar um conjunto de ações para prestar um serviço de qualidade ao cliente proprietário e vender o imóvel. O planeamento divide-se em 4 grandes ações (por 6 meses ou até mais): a) Ações de marketing do imóvel; b) Ações de partilha da angariação; c) Ações de comunicação com o cliente-proprietário; d) Ações de valorização do imóvel e de revisão do preço de venda. Resumindo cada ação:
a) Ações de Marketing: análise comparativa de mercado, cartaz, ligar a potenciais compradores, colocação nos portais imobiliários, caravana de agentes, produção e distribuição de flyers na zona, email marketing, anúncios patrocinados, open house, e o mais que se entender, para o caso. Este processo deve ser todo percorrido num espaço de 2 meses e depois ser repetido (não necessariamente na totalidade).
b) Ações de Partilha: Em condições normais, estima-se que cerca de metade dos negócios são feitos em partilha com outras empresas de mediação. Daí ser uma ação importantíssima para o sucesso da venda do imóvel e satisfação do cliente proprietário.
c) Ações de Comunicação com o Cliente Proprietário: consiste em contatos regulares e sistemáticos com o cliente proprietário mantendo-o a par do trabalho desenvolvido.
d) Ações de Valorização do Imóvel e de Revisão do Preço: muitas vezes há um conjunto de recomendações que, apesar de baixo custo, acrescentam muito mais valor ao imóvel, facilitando e acelerando a sua venda pelo melhor preço
Este serviço de qualidade no imobiliário pressupõe uma condição base inicial – que o contrato de mediação seja feito em regime de exclusividade. De outra forma não há condições para prestar um serviço deste nível. Há outra condição – que o agente seja um profissional, isto é, preste ao cliente-proprietário o serviço pelo qual se comprometeu
TERRAS DE BOURO
Chorense recebe festas em honra de São Sebastião da Geira
A freguesia de Chorense, em Terras de Bouro, vai ser palco das festas em honra de São Sebastião da Geira, que este ano decorrem entre os dias 19 e 21 de Agosto.